Foto: Polícia Federal (Divulgação)
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação Countless, com o objetivo de combater a prática de lavagem de dinheiro obtido, principalmente, por meio de tráfico drogas. Policiais federais cumpriram 39 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva, além de ordens de indisponibilidade de bens e de valores que podem atingir R$ 82 milhões.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ação, que contou com o apoio da Brigada Militar, ocorreu em diversas cidades gaúchas e nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás. Os municípios do Rio Grande do Sul onde furam cumpridas as ordens judiciais não foram divulgados.
A investigação tem como foco um mecanismo de lavagem de dinheiro utilizado por diversas organizações criminosas do Rio Grande do Sul, pautado no uso de operadores financeiros locais e de empresas de fachada. Segundo a PF, pessoas vinculadas a integrantes de organizações criminosas são cooptadas para operar o recolhimento do dinheiro angariado por esses grupos com o tráfico de drogas.
As medidas têm como objetivo neutralizar o crescimento das atividades investigadas e viabilizar a identificação dos responsáveis pelas etapas posteriores da lavagem de dinheiro.